Perfil


BIOGRAFIA



Maria Tereza nasceu em três de dezembro de 1.942 em Itaberá, filha de João Lopes de Souza e Aura Mendes de Souza.
Cursou o antigo “Primário” do Grupo Escolar Gabriel Pinto de Faria de Itaberá de 1.950 à 1.953.
Efetuou o antigo “Curso Ginasial” no Ginásio Estadual Leôncio Pimentel de Itaberá, hoje E.E. “Leôncio Pimentel” de 1.958 à 1.961.
Cursou o primeiro semestre do primeiro ano na Escola de Comércio da Organização de Ensino, O.S.E., em Sorocaba no ano de 1.962. Efetuou o Curso Normal, hoje Curso do Magistério, na Escola Normal Municipal de Itaberá, de 1.965 à 1.967, quando formou-se professora primária, hoje Professora I.
De tradicional família itaberaense, Maria Tereza teve como avós paternos Saturnino Lopes de Souza e Celestina Clara da Conceição; e maternos João de Oliveira Mendes e Clara Maria de Macedo.
Sua mãe Aura Mendes de Souza foi a primeira servidora pública à trabalhar na E.E. “Leôncio Pimentel”, na época Ginásio Estadual “Leôncio Pimentel” de Itaberá, tendo trabalhado desde sua criação, em 03 de março de 1.958, até aposentar-se, em 09 de junho de 1.988, cumprindo assim trinta anos de dedicação à Escola.
Maria Tereza casou-se em 22 de outubro de 1.968 com João Antonio Falçareli, quando passou a se chamar Maria Tereza de Souza Falçareli. Dessa união nasceram os filhos Silvia Maria de Souza Falçareli, em 08 de novembro de 1.970, e Paulo Edison de Souza Falçareli, em 18 de outubro de 1.973.
Morando temporariamente com seus avos paternos, enquanto estudava, Maria Tereza ia aprendendo com suas tias, Maria Clara e Zulmira a arte de corte e costura, profissão que mais tarde iria exercer com sucesso.
Na adolescência, Maria Tereza trabalhou na bilheteria do Cine Itaberá, na época de propriedade do seu primo Rubens de Souza; mais tarde trabalhou como balconista na farmácia do Amado Benedito Pimenta e ainda nesta época como secretária do recém inaugurado Hospital Josefina Silva Melo.
Na companhia de Maria Inês Silva, sua prima, e de seus amigos Jamil José Esteves, Sebastião Pedro Falsarella, Benedito Pinto da Fonseca e João Antonio Falçareli, o qual mais tarde esposaria, Maria Tereza trabalhou à noite como locutora no Serviço de Alto Falante “A Voz de Itaberá”. Isto lhe deu condições para fazer testes na Rádio Cacique de Sorocaba, quando lá esteve no início de 1.962. Retornou à Itaberá no segundo semestre do mesmo ano.
Até formar-se em 1.967, Maria Tereza além de lecionar como leiga em diversas escolas rurais, também trabalhou como costureira. Com um bom relacionamento com as pessoas e a simpatia que lhe era nata, conseguia ótima encomendas de roupas, cortinas, colchas, etc. Com o dinheiro ganho deste trabalho ia custeando seus estudos.
De espírito alegre, comunicativo, Maria Tereza, também participava do Teatro Estudantil, que na época fazia muito sucesso.
Dotada de profundo sentimento religioso e devota de N.S. Aparecida, aos domingos ministrava aulas de catecismo na Igreja Matriz.
Na sua carreira de professora, exerceu o magistério em várias escolas do município, começando ainda como leiga nas escolas do Bairro do Cerrado em 1.963 e na Escola Limeirinha em 1.964.
Como professora, em 1.968 exerceu magistério nas escolas do Bairro do Gafanhoto, da Fazenda Santa Rita e no Curso Noturno do MOBRAL, em 1.969 na Escola Mista do Bairro dos quadros, em 1.970 na Escola Mista do Bairro da Cerrinha Boa Vista; em 1.971 na Escola de Emergência da Vila Furquilha; em 1.972 na Escola de Emergência da Fazenda Três Irmãos; em 1.973 na Escola de Emergência do Bairro Tomé; e finalmente em 1.974 na Escola Mista do Bairro do Tomé.
No início de 1.974, com a saúde abalada por grave doença, começa um tratamento, entretanto isso não impede, mesmo com tremendo sacrifício, de ensinar e orientar seus alunos até o mês de julho do mesmo ano.
A partir desse mês, sente que já não tem forças para prosseguir na carreira de mestra e tendo ainda que cuidar de dois filhos bem pequenos (Silvia Maria com três anos e Paulo Edison de sete meses); licencia-se para um último e rigoroso tratamento, inócuo, no entanto, visto que viria a falecer em 21 de novembro daquele ano.
Maria Tereza de Souza Falçareli deixou assim em sua curta, porém profícua existência, marcas profundas de abnegação, carinho, bondade e dedicação

SOBRE A ESCOLA


Tipo de atendimento/recursos: Ensino Fundamental – ciclo II, Ensino Médio e projeto Acessa Escola.
A E.E. “Profª. Maria Tereza de Souza Falçareli” atende a uma clientela bem diversificada, os alunos são oriundos da Zona Rural, da Vila Bandeirantes onde a Escola está localizada, de vilas próximas e do centro da cidade.
Nossos alunos são participativos, discutem, argumentam e lutam por seus interesses.

DADOS

Email Oficial: e903206a@see.sp.gov.br
Rua Afonso Sardinha, 101
18440-000 - Itaberá - SP
Tel.: (15) 3562-1400 - 3562-1683
Diretor(a): Arlene de Camargo Prestes Oliveira
Vice-diretora: Maria Odete Silva de Oliveira
Coordenação:
PC EF: Joselice Funrkranz Toledo Oliveira
PC EM: Maria Cecilia Kappke Mariano César